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Sua oportunidade de fazer negócio com o Sebrae Ceará!

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Sobre a corporate


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, incentivo a educação empreendedora na educação formal, feiras e rodadas de negócios.

 

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio, até as pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado e o indivíduo que busca construir seu projeto de vida desenvolvendo suas competências empreendedoras desde a sua infância.

 

O Sebrae Ceará por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.

Como funciona

Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!

inscricao

Inscrição

da startup/solução no LinkLab ACATE

selecao

Seleção

das startups aderentes aos desafios

apresentacao

Apresentação

da solução - Presencial ou remota

alinhamento

Alinhamento

do escopo do projeto

conexao

Conexão

com a corporate e novas oportunidades

Desafios abertos


Diagnosticar as necessidades do cliente durante o atendimento comercial

Quero resolver!

O SEBRAE/CE busca permanentemente por melhoria nos padrões de atendimento, gerenciamento e execução de projetos e atividades que possam impactar positivamente na entrega dos seus serviços ofertados. Para que seja capaz de atender de forma assertiva às demandas dos seus clientes, é necessário estabelecer padrões no atendimento, abordagem e, principalmente, diagnosticar as necessidades do cliente para apresentar a proposta com a melhor solução. Hoje os atendimentos para diagnosticar as necessidades dos clientes são realizados presencialmente nos 11 escritórios regionais localizados nas macrorregiões do estado e nos 141 pontos de atendimento com parceiros (Salas do Empreendedor), nas visitas de consultores e agentes credenciados a clientes e, virtualmente, pelo portal da instituição e canais de atendimento digital.

O Estado do Ceará possui 640.327 pequenos negócios (Fonte: RFB - Abr/2023) dos quais o Sebrae no Ceará prevê atender a 150.000 mil clientes por ano. O processo de atendimento começa quando o cliente aciona o ponto de atendimento do Sebrae Ceará, seja por meio presencial ou virtual ou pelo portal da instituição e canais de atendimento digital. A partir desse acionamento, os consultores, analistas e atendentes da rede de parceiros buscam solucionar a questão utilizando seus conhecimentos e as informações disponibilizadas pelo cliente utilizando instrumentos (não padronizados) de diagnóstico. Esses instrumentos funcionam como guias para mensurar o grau de maturidade das empresas atendidas (clientes) e são disponibilizados em planilhas avulsas sem a integração com nosso sistema. Os passos seguintes, para avaliar as necessidades dos clientes, são executados, de certa forma, baseados na experiência do consultor e na assertividade das respostas dos clientes e assim apresentadas soluções disponíveis no portfólio do Sistema Sebrae por inferência do atendente. Virtualmente o cliente pode acessar nosso portal de diagnóstico e realizar um auto atendimento, mas hoje essa ferramenta está obsoleta.

Um dos principais problemas é que durante nosso atendimento, não conseguimos realizar o diagnóstico das necessidades do cliente de forma padronizada, escalável e assertiva. Em alguns casos, o cliente consome um de nossos serviços para um determinado problema, mas que na realidade é a consequência de outro problema não diagnosticado no primeiro atendimento, não gerando o resultado esperado pelo cliente e de forma mais rápida e eficiente. Outro ponto importante é a gestão dos dados, visto que, hoje os dados coletados no atendimento estão em planilhas avulsas o que não permite integração dos dados à estratégia de relacionamento do SEBRAE/CE. Desta forma, não gera dados para tomadas de decisão. Outro ponto de atenção é a alta demanda por atendimento e a carência de capital humano para realizá-los, em contrapartida há uma necessidade latente de ampliação do volume de empresas atendidas, aumento na recorrência na prestação de serviços ao cliente, visando o alcance do sucesso do cliente.

De forma geral, o desafio impacta diretamente o cliente, pois muitas vezes ele não consegue ser encaminhado de forma assertiva para a resolução do seu problema. Impacta o SEBRAE/CE, que não recebe dados precisos para gerenciar sua estratégia de relacionamento, oferta de portfólio de serviços e impacta também na falta de escalabilidade das ações.


Necessidade: Busca-se uma ferramenta para diagnosticar as necessidades dos nossos clientes utilizando recursos de inteligência de dados e que integre-se com as soluções disponíveis no portfólio do Sistema Sebrae. Necessita-se que esta solução possa, além de estar disponível para aplicação nos pontos de atendimento, também esteja disponível nos canais digitais para autoatendimento. É importante que o diagnóstico fique registrado no histórico do cliente e que o mesmo receba um relatório por e-mail e/ou Whatsapp. A ferramenta precisa ser “gamificada” visando pontuar o cliente à medida que ele se engaje em soluções do Sebrae Ceará. A ideia é conseguirmos assertividade na identificação da necessidade do cliente, por meio do diagnóstico e resolutividade na oferta de soluções, aumentando assim a satisfação e engajamento do cliente padronizando e escalando o nosso atendimento digital e presencial. É de extrema importância que a solução utilize inteligência de dados (bancos de dados, inteligência artificial, big data, machine learning, etc). É desejável que a solução tenha uma interface agradável, interativa, intuitiva e gamificada. Em breve, o SEBRAE/CE pretende que esta solução de diagnóstico esteja integrada a uma prescrição assertiva de portfólio de soluções.


Prazo de inscrição: 07/08/2023



Áreas relacionadas: Sotware house, inteligência artificial, inteligência de dados, análise de dados, Machine Learning, CRM

Atendimento, desenvolvimento e acompanhamento de consultoria remota

Quero resolver!

Um dos objetivos do SEBRAE/CE é garantir o atendimento às MPE´s, de forma extensiva, intensiva, continuada, focando em resultados efetivos e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Ceará. Além de ser especialista em pequenos negócios, conhecendo-os profundamente, o desafio do Sebrae/CE é prestar apoio ao universo destes negócios, através de recursos como a consultoria remota em gestão, que disponibiliza um processo de intervenções, visando o aumento da competitividade e a perenidade das empresas, bem como apoio às pessoas físicas no desenvolvimento de novos negócios.

Para que esta atuação consiga alcançar todo o estado do Ceará, seja pautada na eficiência dos consultores, na melhor experiência do cliente, mas também num conjunto mínimo de entregas de métodos, técnicas, ferramentas e resultados, tornou-se necessário uma plataforma de atendimento remoto para atender o cliente de maneira virtual, padronizada, modulada, sequenciada, responsiva, que consiga suportar multiformatos de conteúdo e torne o serviço de consultoria escalável. 

Atualmente os 70 consultores credenciados que atendem os clientes do Sebrae/CE remotamente, dispõe de uma solução de atendimento pontual, basicamente uma plataforma de agendamento de videochamada. Para realizar o atendimento o cliente acessa o site do Sebrae/CE, preenche um formulário, indica o eixo de interesse, preenche informações sobre a sua demanda e agenda o seu atendimento para um dia e horário específicos. A área de gestão do cliente, responsável por esse processo, não dispõe de uma ferramenta de acompanhamento das entregas da consultoria em tempo real, dificultando assim o controle das etapas e da carga horária executada pelo consultor.


Um dos principais problemas é que hoje a ferramenta de consultoria remota não é integrada com os sistemas de gestão de atendimento do Sebrae/CE, dificultando a avaliação da efetividade das consultorias, o controle em tempo real das etapas e das horas executadas do atendimento, gerando assim uma fragilidade na gestão de dados. Outros problemas são: a falta de padronização do processo de entregas e atendimento do consultor, a deficiência na continuidade da jornada do cliente após a consultoria, a dificuldade de escalabilidade do processo de consultoria, pois é necessário ações humanas na gestão de agendamento e coleta de dados, a limitação da carga horária do atendimento (que hoje é apenas para atendimento básico de apenas 1 hora de duração), a falta de informações sobre o que o cliente vai ter de entregas com o atendimento, dentre outros. 

De forma geral, o desafio impacta diretamente o cliente, pois ele não consegue ter um atendimento padronizado, eficiente e de média duração (de 2 a 30 horas). Impacta o SEBRAE/CE, que não recebe dados precisos para gerenciar sua estratégia de atendimento e impacta na falta de escalabilidade das ações, além de impossibilitar a continuidade do atendimento no ambiente remoto, propondo ações mais específicas e customizadas para os clientes. 


Necessidade: Buscamos soluções para atendimento, desenvolvimento e acompanhamento de consultoria remota. A partir desta ferramenta, será possível conduzir um atendimento de consultoria remota virtualmente, padronizando todo o processo de atendimento com módulos e sequências de entregas estabelecidas pelo Sebrae/CE, com a possibilidade de tornar o serviço de consultoria escalável. A plataforma deverá ser responsiva e suportar multiformatos de conteúdo. A ideia é ter uma plataforma que a área de gestão do cliente consiga gerenciar em tempo real todos os dados do atendimento, entregas, carga horária e próximos passos, a fim de avaliar a efetividade da consultoria. Que o consultor utilize a plataforma para um atendimento em videoconferência, com etapas padronizadas e gere evidências das suas entregas. Que o cliente consiga acessar uma plataforma de fácil usabilidade em todas as etapas do atendimento (agendamentos, desenvolvimento do trabalho e entregas), que ele consiga fazer entregas, upload de arquivos e que a execução e andamento do atendimento seja exibido de maneira intuitiva. É importante que a plataforma esteja integrada com outras soluções e sistemas utilizados pelo atendimento do Sebrae/CE para tornar a jornada do cliente mais robusta e eficaz. É necessário que a solução se comprometa a satisfazer todos os requisitos aplicáveis relacionados à segurança de dados, incluindo leis, regulamentos e diretrizes e apresentar certificados de segurança de dados.


Prazo de inscrição: 07/08/2023



Áreas relacionadas: Atendimento remoto, plataforma de consultoria, software house

O que você ganha

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Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!

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Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios 

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