Sua oportunidade de fazer negócio com a Eletrobras
Sobre a corporate
A Eletrobras atua nas áreas de geração, transmissão, comercialização de energia, e ainda em telecomunicações. Investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento para fomentar o uso de fontes alternativas de energia e diversificar a matriz energética brasileira. Com sede em Florianópolis (SC), a empresa possui empreendimentos nos três estados da Região Sul, além de Mato Grosso do Sul, e participa como acionista de hidrelétricas na região de divisa do Mato Grosso e Pará, e também em Rondônia.
A Eletrobras por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.
Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!
Inscrição
da startup/solução no LinkLab ACATE
Seleção
das startups aderentes aos desafios
Apresentação
da solução - Presencial ou remota
Alinhamento
do escopo do projeto
Conexão
com a corporate e novas oportunidades
A Eletrobras, empresa subsidiária da Eletrobras, com mais de 50 anos de história e presença relevante na geração e transmissão de energia nos estados do MS, PR, SC e RS, conta com uma extensa e experiente equipe de colaboradores que são constantemente treinados e reciclados, recebendo aperfeiçoamento para o melhor desempenho de suas funções. A partir do processo de capitalização da Eletrobras, que resultou na alteração de seu regime societário tornando-a empresa privada e, dessa forma, oportunizando a contratação de novos empregados com maior fluidez, de forma direta no mercado, surgiu a necessidade de aperfeiçoarem-se também os processos de gestão da capacitação de novos empregados e aperfeiçoamento do quadro atual, com vistas a garantir a segurança pessoal e o melhor desempenho operacional dos seus ativos.
O "Respeito às pessoas e à vida", figura em destaque como primeiro dos valores da empresa e para garantir a segurança das pessoas e o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs), ao ser admitido na empresa o novo colaborador deve receber os treinamentos adequados à atividade que realizará nas áreas de operação e manutenção, que engloba em uma ampla gama de tópicos que contemplam 694 horas de treinamento, incluindo normas, regulamentos e capacitação técnica. De acordo com a especialidade do colaborador, a carga horária de treinamento poderá variar de 250 a 400 horas, sendo grande parte dela disponibilizada em formato de videoaulas, no Moodle, e outros treinamentos sendo aplicados em turmas presenciais. Todos os colaboradores estão registrados na plataforma SAP, constando o cargo que foram contratados e quais certificações possuem.
Atualmente, a concepção, desenvolvimento e aplicação do conteúdo programático dos treinamentos é realizado pelos próprios colaboradores mais experientes da empresa. Entretanto, o quadro atual ainda reduzido de funcionários capacitados e experientes e a necessidade de cumprimento dos planos mínimos de manutenção dos ativos, torna desafiador equilibrar os compromissos da atividade de manutenção com o tempo necessário à produção e aplicação dos treinamentos. Somam-se a isso os desafios logísticos para cobrir a ampla área de atuação da empresa, o que é agravado pelo desafio atual de promover, em tempo hábil, a efetiva transmissão de conhecimento dos empregados que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os novos colaboradores.
Nesse contexto, apresenta-se a problemática para a qual se busca uma solução tecnológica eficiente que permita a manutenção de conteúdos de ensino atualizados, ministrados de forma contínua e sob demanda (treinamentos on-line gravados), considerando os fatores limitantes do número de instrutores, restrições advindas do Plano de Demissão Voluntária e da ampla área de atuação da empresa. Além disso, considera-se importante agregar ao processo dos conceitos mais atuais de plataformas e treinamento que permitam a visualização ampla de todo o plano de treinamento previsto, o desempenho nos cursos realizados, a evolução percentual de realização dos treinamentos exigidos para cada empregado (regulamentares e técnicos), com mensagens personalizadas de motivação da evolução, bem como disponha de ferramentas de troca de conhecimento entre alunos e entre estes e os ministrantes. Também, tal plataforma deve servir de banco de dados perene do conteúdo ministrado e suas atualizações. E por fim, a melhoria do processo deverá permitir aos gestores o acesso ao desenvolvimento dos novos colaboradores e às estatísticas de cada treinamento e gerais, por aluno, por treinamento e por plano de treinamento.
O aperfeiçoamento do processo permitirá economia em escala e agilidade na recomposição dos quadros funcionais ao longo dos anos e, além disso, permitindo mitigar os hipotéticos impactos no Programa de Demissão Voluntária (PDV) mencionado anteriormente, permitindo o desligamento de forma planejada dos funcionários cuja função será devidamente realizada por profissional habilitado que venha a substituí-lo, mantendo a eficiência, regularidade e confiabilidade da prestação de serviço da Eletrobras e no estrito cumprimento às normas de segurança e regulamentos do setor elétrico.
Necessidade: Buscamos uma solução que otimize o processo de treinamento, permitindo que os colaboradores acessem e concluam, quando possível e sob demanda, os treinamentos de forma independente, acompanhando seu progresso por meio de uma plataforma interativa, que apresente de forma clara a evolução percentual e o desempenho individual das demandas de treinamento indicadas. A gamificação pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento. A capacidade de visualizar o progresso do gestor, do instrutor e do colaborador na plataforma, bem como identificar tarefas pendentes é fundamental. A solução deve se integrar ao sistema SAP.
Prazo de inscrição: 12/01/2024
Palavras-chave: Gestão de treinamentos, Learning, Educação Corporativa, Normas Regulamentadoras, Gestão do Conhecimento, EdTech, People Tech.
Buscamos soluções que analisem as informações disponibilizadas pelo fornecedor com base em critérios ESG e que garantam maior confiabilidade e segurança aos dados. É desejável que as soluções proporcionem feedback aos fornecedores, sinalizando aqueles aptos a serem cadastrados e também apontando sugestões de melhorias para adesão aos novos critérios.
Necessidade: Maneiras de transformar o processo de cadastro de fornecedores adotando critérios ESG para inclusão de novos fornecedores.
Prazo de inscrição: 12/01/2024
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Data Analytics, RPA, Automação de Processos.
De que maneira podemos tornar mais eficiente a gestão do ciclo de vida dos contratos da Eletrobras a partir de dados relevantes à execução e o acompanhamento dos serviços prestados e a avaliação contínua dos fornecedores?
Buscamos soluções que nos ajudem a tornar mais simples e eficiente o processo de gestão do ciclo de vida dos contratos, que reduzam o tempo gasto em atividades transacionais, diminua a exposição a riscos contratuais e que nos permita avaliar os fornecedores continuamente em função de seu desempenho.
Prazo de inscrição: 12/01/2024
Palavras-chave: Inteligência Artificial, RPA, Data Analytics, Automação de Processos.
De que maneira podemos controlar de forma eficiente e segura o acesso às instalações da Eletrobras, atendendo requisitos legais e regulatórios?
Buscamos soluções que nos permitam padronizar o processo de acesso às instalações da companhia, tornando-o simples e seguro e em conformidade com as diretrizes da LGPD e com as resoluções da ANEEL. Além disso, as soluções devem diferenciar os tipos de instalações (geração hidráulica, eólica, solar e térmica, subestações e prédios administrativos) e os agentes que realizam o acesso (pessoas, veículos, materiais, etc).
Prazo de inscrição: 12/01/2024
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Data Analytics, People Analytics, Automação de Processos.
Como podemos assegurar que os fornecedores da Eletrobras estejam em conformidade com os requisitos mínimos de saúde e segurança?
Buscamos soluções para garantir a confiabilidade das informações de saúde e segurança nas etapas de mobilização, gerenciamento e desmobilização de fornecedores contratados e subcontratados pela Eletrobras.
Prazo de inscrição: 12/01/2024
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Data Analytics, RPA, Automação de Processos.
O que você ganha
Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!
Metodologia de acompanhamento de projeto exclusiva
Geração de negócios com outras corporates e parceiros
Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios
Espaços incríveis de coworking, exclusivos para startups do programa
Eventos e workshops em várias áreas para apoiar seu negócio e, claro, muito networking
Site LinkLab
Criado por LinkLab ACATE
Programa pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, que tem por propósito conectar startups com corporates por meio de inovação aberta.
Quer conhecer os desafios de outras corporates? Clique aqui.