Engie

Sua oportunidade de fazer negócio com a ENGIE!

linklab
Engie

Sobre a corporate


ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com 10.211 MW em operação em 61 usinas, sendo 90% dessa capacidade proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.”. Também atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída, além de possuir um portfólio completo em soluções integradas para reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades.

A Engie por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.

Como funciona

Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!

inscricao

Inscrição

da startup/solução no LinkLab ACATE

selecao

Seleção

das startups aderentes aos desafios

apresentacao

Apresentação

da solução - Presencial ou remota

alinhamento

Alinhamento

do escopo do projeto

conexao

Conexão

com a corporate e novas oportunidades

Desafios abertos

Melhorar a experiência dos treinamentos em Geração de Energia Renovável

Quero resolver!

...Pensando na capacitação de seus colaboradores e na sustentabilidade do negócio, a Engie possui uma área de coordenação chamada “Talentos, Desenvolvimento e Diversidade”. Essa área é responsável por criar e implementar programas e ações para o engajamento e desenvolvimento do conhecimento técnico e de mercado. Globalmente, a Engie possui 96.000 colaboradores, sendo 2.500 destes apenas no Brasil.

Grande parte das capacitações, principalmente para conteúdos considerados essenciais e obrigatórios para todos os colaboradores, está adaptada e padronizada para e-learning, por exemplo, cursos sobre Saúde & Segurança, Ética & Compliance, Cibersegurança, Diversidade, Sustentabilidade, entre outros temas. Nesses casos, é utilizado o formato SCORM (Sharable Content Object Reference Model), o qual oferece diferentes recursos educacionais (textos, vídeos, questionários, etc.) para aprendizado. 

Para realizar a gestão do aprendizado, a Engie utiliza o módulo de LMS (Learning Management System) da plataforma SAP SuccessFactors. Além disso, dentro do SuccessFactors, há informações de cargo, avaliações de desempenho, entre outras informações de todos os colaboradores.

Além dos treinamentos considerados como essenciais, há também programas com conteúdos mais técnicos, voltados aos negócios da Engie, como Energia Hidrelétrica, Eólica, Solar, Armazenamento de Energia (BESS), Tecnologia da Informação e outras expertises. Nesses casos, ainda não há conteúdo adaptado para o LMS e os treinamentos são realizados de forma online e síncrona (videochamadas por meio do Microsoft Teams). 

Um exemplo desses programas de capacitações é a “Academia de Renováveis”. No programa, os conteúdos são separados em módulos, geralmente de 3 ou 4 horas de duração cada; porém, há módulos mais extensos, como é o caso da capacitação para certificação PMI (Project Management Institute), com 20 horas. Cada um dos módulos possui uma ementa, indicando o objetivo, conteúdo e público-alvo (de acordo com o cargo ou responsabilidades dos funcionários). Na maioria das vezes, as aulas são ministradas em inglês por funcionários da Engie Global. Eventualmente, quando há algum instrutor falante da língua portuguesa, são abertas turmas adicionais no idioma.

Apesar das ementas, e os dados das avaliações de desempenho e atribuição de cada funcionário no SuccessFactors, a recomendação e convite para participar dos treinamentos depende da proatividade dos gestores: Para levantar o interesse dos funcionários em participar dos treinamentos e, assim, definir o cronograma e o número de turmas (geralmente são abertas 1-2 turmas por mês, para cada módulo), a área de Educação Corporativa e Desempenho compartilha um formulário via SharePoint com os gestores das unidades de negócio, para que eles convidem os funcionários. Além disso, a Academia de Renováveis possui uma newsletter com a programação das próximas turmas com todos os funcionários da empresa.  

Uma das problemáticas apontadas foi em relação à acessibilidade, visto que os treinamentos abordam assunto técnicos em outras línguas. Até o momento, da meta anual de alcançar 800 participantes em, ao menos, um módulo da Academia de Renováveis, apenas 200 funcionários participaram. Uma das razões apontadas é a barreira linguística, visto que nem sempre há instrutores disponíveis que falam português. Além disso, devido ao formato convencional e síncrono do programa, aliado a ausência de uma forma de avaliar o conhecimento a respeito dos conteúdos mais técnicos (a fim de segmentar e personalizar a ementa para cada indivíduo), os treinamentos não são considerados atrativos. Isso impacta diretamente na sustentabilidade do negócio, visto que é necessário transmitir o conhecimento para os novos colaboradores e garantir que todos conheçam a estratégia da Engie.


Necessidade: Buscamos soluções para melhorar a experiência e tornar os treinamentos especializados em temas de Geração de Energia Renovável da Engie mais atrativos, a fim de aumentar o número de funcionários participantes. As soluções podem auxiliar no planejamento da comunicação dos treinamentos, por exemplo, relacionando os gaps de conhecimento identificados nas avaliações individuais de desempenho com as ementas dos cursos (indicando o conteúdo certo para a pessoa certa); na adaptação do conteúdo para formas mais atrativas de aprendizado (por exemplo, microlearning e gamificação); ou no avaliação do nível conhecimento a respeito dos temas visando a segmentação e personalização do conteúdo. Pensando na escalabilidade, as soluções devem ser integráveis ao SAP SuccessFactors, visto que a Engie não tem interesse em substituir a ferramenta.


Prazo de inscrição: 30/06/2024



Áreas relacionadas: Educação Corporativa, e-Learning, Personalização de conteúdo, microlearning, Avaliação de Conhecimento, Gamificação


Benefícios de se conectar conosco

ecossistema acate

Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!

metodologia

Metodologia de acompanhamento de projeto exclusiva 

geracao de negocios

Geração de negócios com outras corporates e parceiros

beneficios

Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios 

coworking

Espaços incríveis de coworking, exclusivos para startups do programa 

networking

Eventos e workshops em várias áreas para apoiar seu negócio e, claro, muito networking 

duvidas
Perguntas Frequentes

Site LinkLab

contato
Enviar e-mail

Criado por LinkLab ACATE

linklab.acate.com.br

linklab

Programa pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, que tem por propósito conectar startups com corporates por meio de inovação aberta.

Quer conhecer os desafios de outras corporates?  Clique aqui.