Engie

Sua oportunidade de fazer negócio com a Engie!

Inscreva sua solução
linklab
Engie

Sobre a corporate


ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com 10.211 MW em operação em 61 usinas, sendo 90% dessa capacidade proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.”. Também atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída, além de possuir um portfólio completo em soluções integradas para reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades.

A Engie por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.

Como funciona

Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!

inscricao

Inscrição

da startup/solução no LinkLab ACATE

selecao

Seleção

das startups aderentes aos desafios

apresentacao

Apresentação

da solução - Presencial ou remota

alinhamento

Alinhamento

do escopo do projeto

conexao

Conexão

com a corporate e novas oportunidades

Desafios abertos

desafio 1

Automatização do inventário das emissões de gases de efeito estufa à atmosfera

A sustentabilidade é um dos pilares da Engie e, por isso, existe uma preocupação em entender o quanto as ações e atividades realizadas pela empresa impactam no meio ambiente, mais especificamente, em relação à emissão de gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Com dados, tais como registros de viagens, geração e consumo de energia, que são extraídos de diversos sistemas, precisamos buscar melhores formas de compila-los e fazer o acompanhamento dessas emissões, comprovando a quantidade de gases emitidos, seguindo a metodologia pré-definida pelo GHG Protocolo Brasil para os escopos 1, 2 e 3, que hoje é feita de forma manual, por meio de planilhas.


Objetivo: Ter o inventário automatizado e os relatórios gerados de forma simples com garantia de suporte e atualização seguindo os protocolos e metodologias.



Áreas relacionadas:  Tecnologia da Informação e Desenvolvimento  


desafio 2

Inteligência para tomada de decisão na contração de serviços e compra de materiais

Anualmente, a Engie realiza centenas de contratos para a contratação de serviços e compra de suprimentos para cada uma das unidades. Em cada compra de material ou contratação de serviços, o gestor precisa avaliar o histórico de compras e consumo daquele serviço ou material, demanda interna, mercado, entre outros parâmetros para decidir a melhor forma de fornecimento, quantidade, fornecedor, etc. Hoje, as informações necessárias são exportadas, de forma manual, da nossa ferramenta de Supply Chain Management (SCM) e importadas em uma planilha. Buscamos uma solução capaz de automatizar esse processo, ajudando no planejamento das compras e simulação de cenários, de forma que que o gestor de compras consiga tomar a melhor decisão.


Objetivo: Informações automatizadas e transformadas em relatórios com acesso facilitado.



Áreas relacionadas:  Suprimentos


desafio 3

Controle de Notas Fiscais emitidas e recebidas

Os almoxarifes têm a necessidade controlar/monitorar os prazos legais estabelecidos para cada tipo de Nota Fiscal emitida ou recebida pela ENGIE (que não geram pagamentos) desde a solicitação até a baixa da mesma. Cada tipo de nota possuí um prazo, por exemplo: as notas fiscais de “Remessa para Conserto” tem o prazo legal de 6 meses para retorno dos equipamentos. Hoje o controle é feito de forma manual com auxílio de planilhas, por isso buscamos uma solução capaz de automatizar esse processo, tendo a capacidade de monitorar as emissões e ao mesmo tempo obter as informações de notas fiscais recebidas, fazendo o cruzamento de dados a fim de eliminar/notificar as possíveis pendências.


Objetivo: Controle de envio e retorno de notas fiscais automatizado e com acesso facilitado a relatórios



Áreas relacionadas:  Regional Rio Iguaçu  

Inscreva-se!

O que você ganha

ecossistema acate

Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!

metodologia

Metodologia de acompanhamento de projeto exclusiva 

geracao de negocios

Geração de negócios com outras corporates e parceiros

beneficios

Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios 

coworking

Espaços incríveis de coworking, exclusivos para startups do programa 

networking

Eventos e workshops em várias áreas para apoiar seu negócio e, claro, muito networking 

duvidas
Perguntas Frequentes

Site LinkLab

contato
Enviar e-mail

Criado por LinkLab ACATE

linklab.acate.com.br

linklab

Programa pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, que tem por propósito conectar startups com corporates por meio de inovação aberta.

Quer conhecer os desafios de outras corporates?  Clique aqui.