Engie

Sua oportunidade de fazer negócio com a ENGIE!

linklab
Engie

Sobre a corporate


ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com 10.211 MW em operação em 61 usinas, sendo 90% dessa capacidade proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.”. Também atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída, além de possuir um portfólio completo em soluções integradas para reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades.

A Engie por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.

Como funciona

Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!

inscricao

Inscrição

da startup/solução no LinkLab ACATE

selecao

Seleção

das startups aderentes aos desafios

apresentacao

Apresentação

da solução - Presencial ou remota

alinhamento

Alinhamento

do escopo do projeto

conexao

Conexão

com a corporate e novas oportunidades

Desafios abertos

Classificar aquisições de materiais e serviços a fim de calcular a emissão de GEE por fornecedores

Quero resolver!

...A Engie tem a sustentabilidade no centro da sua estratégia e, por isso, adota como seu propósito "agir para acelerar a transição para a economia neutra em carbono". Para isso, a Engie possui uma agenda com diversos objetivos, desde a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) na geração de energia e em sua operação (emissões de escopo 1 e 2) até a gestão da cadeia de fornecedores, fomentando discussões sobre descarbonização que irão contribuir para a redução das emissões de escopo 3 (emissões de terceiros ou não controladas diretamente pela Engie Brasil Energia).

...A Gerência de Meio Ambiente é responsável por planejar e executar ações para mitigar o impacto ambiental e adaptar a operação conforme necessário, sempre em conjunto com os ativos (principalmente usinas). Além disso, dentro dessa gerência, há o Setor de Mudanças Climáticas, responsável por realizar o inventário das emissões de GEE e compartilhar os resultados com o Grupo Engie, com empresas de auditoria e de mercado, por exemplo, agências de rating, tais como o Carbon Disclosure Project e a S&P Global.

...Com a venda das usinas termelétricas a carvão, o foco se voltou para as emissões indiretas que, em 2023, representaram mais de 90% das emissões totais de gases de efeito estufa: dentro do escopo 3, mais de 70% das emissões estão relacionadas aos fornecedores, ou seja, as emissões provenientes da compra de materiais ou equipamentos (como um aerogerador) e a contratação de serviços (por exemplo, uma empresa que presta segurança patrimonial). Hoje, a Engie conta com mais de 4.000 fornecedores ativos.

...O cálculo das emissões dos fornecedores (categorias 1 e 2 do escopo 3) segue a metodologia do Programa GHG Protocol e, uma das formas de realizar, leva em consideração o spending (valor do contrato) multiplicado por um fator de emissão que varia de acordo com o setor de atuação do fornecedor. Neste sentido, toda a base de compras de bens e materiais da companhia (em média de 50 mil itens anuais) precisa passar por um processo de classificação, para que possa ser atribuído o fator de emissão mais adequado.  

...A classificação dos fornecedores de materiais e equipamentos é mais simples, visto que estes estão cadastrados de forma padronizada no ERP (Oracle): basta exportar um relatório de compras com o código do material/equipamento e realizar o enquadramento do setor com base no Sistema de Classificação da Indústria Norte-Americana (NAICS), utilizado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA). 

...Com relação aos fornecedores de serviços, exige uma análise manual do objeto do contrato, visto que não seguem um padrão e o mesmo serviço pode estar descrito de formas diferentes. Por exemplo, um serviço jurídico pode ser descrito como "advocatício" ou "jurídico". Essa análise é realizada mensalmente, sendo necessário classificar cada entrega de um contrato. 

...A classificação manual dos fornecedores de serviços é, portanto, uma das problemáticas relatadas e ela impacta diretamente o nível de precisão dos resultados de emissões de GEE do Escopo 3 da Engie Brasil Energia. Visando um processo de melhoria contínua das emissões de GEE da sua cadeia de fornecedores, a Engie Brasil Energia deseja realizar um cálculo mais preciso e automatizado considerando a pegada de carbono de materiais e serviços adquiridos.



Necessidade: Buscamos uma solução para classificar as aquisições (materiais e serviços), a fim de aprimorar o cálculo de emissão de gases de efeito estufa de fornecedores da Engie (Categorias 1 e 2 do Escopo 3). A solução deve ser capaz de classificar os fornecedores de acordo com as informações do contrato, previamente cadastradas no ERP de forma estruturada, com a mínima intervenção humana e sem dependência do fornecimento de informações adicionais por parte do fornecedor. Para calcular as emissões, a solução deve utilizar bases de referência de mercado, como a utilizada pela US EPA (fatores de emissões com base no spending) e bancos de pegadas de carbono, levando em consideração a categoria de atuação do fornecedor, além de propor melhorias para enriquecer o cálculo, a fim de obter uma estimativa mais próxima do resultado real de emissão.


Prazo de inscrição: 19/08/2024


Palavras-chaves: Inventário GEE, ESG, Pegada de Carbono, BigData, RPA.


Facilitar a criação de vídeos para divulgação dos projetos PDI ANEEL

Quero resolver!

...Em outubro de 2022, por meio da Resolução Normativa n° 1045/2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou as novas regras do seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento, que passou a se chamar Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI ANEEL). A principal mudança foi a adoção de uma orientação voltada para o desenvolvimento de soluções rápidas e eficientes para o mercado de energia.

...Dentro da ENGIE, a área de Gestão da Performance e Inovação é responsável pelo planejamento, execução do programa e acompanhamento dos projetos de PDI. Os projetos podem ser desenvolvidos dentro da estrutura da ENGIE, por exemplo, uma das suas 82 usinas, seus escritórios e/ou em instalações de parceiros envolvidos, como startups, empresas tradicionais e Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT (instituições de pesquisa, universidades e outras entidades que têm como objetivo promover a inovação tecnológica). Ou seja, projetos desenvolvidos em diversas localidades do Brasil.

...Atualmente, a ENGIE está desenvolvendo 4 projetos dentro da nova regulamentação. Cada um deles tem duração média de 6 meses a 2 anos. Mensalmente, são feitas reuniões e relatórios para acompanhamento dos projetos e, para facilitar a documentação dos projetos, a área de Gestão da Performance e Inovação disponibiliza um modelo de relatório. Porém, cada gestor de projeto possui liberdade para adicionar outras informações pertinentes, sendo este responsável por coletar os dados e registros com os demais membros da equipe. Hoje, os arquivos são armazenados no ambiente SharePoint, entretanto, há um projeto para desenvolver uma plataforma para gestão dos projetos.

...Uma das novas regras apresentadas pela ANEEL foi que, além dos tradicionais relatórios visando comprovar a utilização adequada dos recursos para a agência, foi que as empresas passassem a produzir vídeos trimestrais para reportar o status dos projetos, buscando mostrar o que está sendo feito, a fim de contribuir para a transparência e disseminação dos resultados obtidos. O primeiro vídeo produzido pela ENGIE foi lançado no segundo trimestre deste ano, relatando o desenvolvimento e certificação de um aerogerador inovador, em parceria com a WEG. O vídeo foi produzido inteiramente pela a área de Gestão da Performance e Inovação, o qual utilizou registros prévios (fotos e vídeos) e falas de pessoas envolvidas no projeto. 

...Para atendimento da nova regulação que diz ser necessário a produção de vídeos trimestrais contendo informações do portfólio de projetos; a ENGIE, a partir do terceiro trimestre de 2024, decidiu adotar um formato de série, apresentando todo portfólio de projetos, focando em um projeto em cada episódio. Além disso, no início de cada episódio, a ENGIE irá apresentar informações textuais, tais como o total investido e a quantidade de projetos. Para o segundo vídeo, a ENGIE contratou profissionais (roteirista e videomaker): o primeiro foi responsável por desenvolver a estrutura narrativa, cenas, etc; e, o segundo, foi responsável pela edição do vídeo. 

...A principal problemática na produção do segundo vídeo foi a dificuldade em levantar materiais para compor o vídeo. A descentralização dos projetos, e o baixo volume de registros visuais prévios, exigiu que a equipe dedicasse bastante tempo no contato com os gestores dos projetos, solicitando mais registros (fotos, vídeos, falas). Além disso, apesar de já ter um roteiro e estrutura padrão para os próximos vídeos, a equipe não possui uma forma de produzi-los de forma ágil, sem depender de terceiros. O modo como os vídeos são feitos hoje impacta nos custos operacionais, além de riscos no atendimento das exigências da ANEEL e na demonstração dos resultados para a sociedade, caso ocorram atrasos.


Necessidade: Buscamos soluções para simplificar a criação de vídeos relacionados aos reportes trimestrais dos projetos de PD&I ANEEL para atendimento ao novo manual. Essas soluções podem atuar tanto na produção automatizada de vídeos (semelhante a aplicativos de celular que geram vídeos com os melhores momentos) quanto na gestão dos ativos digitais. O objetivo é criar um banco de dados com registros dos projetos, onde todos os envolvidos possam compartilhar arquivos, fotos, vídeos e outras mídias. Além disso, estamos interessados em ferramentas que facilitem a criação de roteiros de forma automática ou mais rápida.


Prazo de inscrição: 15/09/2024


Palavras-chaves: Edição de Vídeo, PD&I ANEEL, Gestão de Ativos Digitais

Benefícios de se conectar conosco

ecossistema acate

Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!

metodologia

Metodologia de acompanhamento de projeto exclusiva 

geracao de negocios

Geração de negócios com outras corporates e parceiros

beneficios

Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios 

coworking

Espaços incríveis de coworking, exclusivos para startups do programa 

networking

Eventos e workshops em várias áreas para apoiar seu negócio e, claro, muito networking 

duvidas
Perguntas Frequentes

Site LinkLab

contato
Enviar e-mail

Criado por LinkLab ACATE

linklab.acate.com.br

linklab

Programa pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, que tem por propósito conectar startups com corporates por meio de inovação aberta.

Quer conhecer os desafios de outras corporates?  Clique aqui.