Sobre a corporate
Fundado em 1979 por uma família de imigrantes italianos na cidade de Nova Veneza (SC), o Bistek é hoje uma das marcas mais importantes do varejo Sul do país. Com 25 lojas em 14 cidades catarinenses e duas unidades no Rio Grande do Sul, em Torres e Porto Alegre, a rede de supermercados gera mais de 4,5 mil empregos e tem faturamento aproximado de R$1,6 bilhão/ano.
O moderno Centro Empresarial Adelino Ghislandi, em Nova Veneza, concentra as atividades de recursos humanos, administrativo e financeiro da empresa. A rede tem ainda um Centro de Distribuição com 23 mil metros quadrados às margens da BR-101 e frigorífico próprio.
O Bistek, por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.
Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!
Inscrição
da startup e solução no LinkLab ACATE
Seleção
das startups aderentes aos desafios
Apresentação
da solução, presencial ou remotamente
Alinhamento
do escopo do projeto
Conexão
com a corporate e novas oportunidades
...O setor de Prevenção da Rede Bistek, composta por 25 unidades, tem como responsabilidade analisar e revisar procedimentos, além de identificar deficiências operacionais que resultam em desperdícios e perdas. Um problema comum em todas as unidades é a perda de carrinhos de compras, frequentemente levados por clientes.
...Em uma única unidade, a média anual de perda é de 100 carrinhos. Considerando o custo unitário de cada carrinho, o prejuízo anual é significativo. Diariamente, aproximadamente 30 carrinhos são recuperados pela equipe de entrega de mercadorias, demandando cerca de 3 horas de trabalho de um funcionário. Esses carrinhos são geralmente encontrados em condomínios e ruas próximas às lojas, a uma distância média de 800 metros da loja . No entanto, muitos carrinhos se perdem ou são furtados por estarem fora do campo de visão dos recolhedores ou em locais privados.
...Lojas localizadas mais distantes dos bairros residenciais apresentam uma menor incidência de perdas, uma vez que os clientes costumam utilizar seus próprios veículos para transporte. O volume de compras transportado nos carrinhos raramente excede 4 a 5 sacolas, indicando que a retirada de carrinhos é se trata de um hábito dos clientes, e não uma necessidade.
...O Bistek já realizou testes com visão computacional utilizando QR code, no passado, porém, visto que a tecnologia não era madura o suficiente, não era possível identificar os carrinhos caso o código estivesse obstruído. O Bistek possui uma política de não abordar ou gerar constrangimentos para o cliente. Por isso, não possui interesse em soluções com avisos sonoros. Também foram testadas barreiras físicas nas saídas de pedestres dos estacionamentos, o que gerou problemas com cadeirantes e carrinhos bebê conforto. Além disso, já foi avaliado o uso de rastreadores com o uso de chips de celular, porém a solução não se mostrou viável devido a necessidade de contratação de um plano de celular para cada carrinho.
...Nenhuma das soluções testadas e avaliadas anteriormente se mostraram viáveis, visto que elas não foram capazes de impedir a saída de carrinhos da área do estacionamento e/ou ajudar na recuperação dos mesmos. Além da necessidade de alocar pessoas para recuperar os carrinhos, esse desafio traz um impacto financeiro, considerando o custo unitário de cada carrinho. Além disso, há um gasto mesmo para aqueles recuperados, visto que eles acabam sendo danificados ou depredados. Em períodos de alto movimento, como feriados, pode faltar carrinhos, exigindo a alocação de mais pessoas.
Necessidade: Estamos em busca de soluções que possam reduzir as perdas de carrinhos nas lojas da Rede de Supermercados Bistek. A solução ideal deve prevenir a retirada de carrinhos do perímetro do supermercado. Ela deve operar sem a necessidade de interação direta dos funcionários com os clientes e não deve causar constrangimentos ( como avisos sonoros) ou criar obstáculos para a circulação de cadeirantes e carrinhos de bebê. Se necessário, temos câmeras em todos os acessos e infraestrutura ( energia e internet) para instalação de equipamentos nos estacionamentos.
Prazo de inscrição: 10/06/2024
Palavras-chave: Prevenção e Perdas no Varejo; Carrinhos de Compras; Inteligência Antifurto.
...A rede Bistek, desde a criação do setor CRM e do Programa de Fidelidade Clube Bistek em 2014, tem se esforçado para aprimorar a experiência do cliente. O processo de cadastro evoluiu de um formato manual para um sistema mais automatizado, culminando na introdução de um cartão exclusivo para os membros do clube Bistek e, mais recentemente, na possibilidade de inscrição através de uma landing page e ou do aplicativo lançado em 2022.
No entanto, identificamos uma oportunidade de melhoria na identificação dos membros do Clube Bistek no momento da compra. Atualmente, os clientes precisam fornecer o CPF ou apresentar o cartão do Clube para receber os descontos. Com a desativação iminente do cartão devido a mudanças nos sistemas, estamos buscando soluções que facilitem esse processo.
Hoje, clientes do clube têm acesso a três tipos de ofertas: ofertas padrão para todos os membros, ofertas que precisam ser ativadas no aplicativo antes do checkout e ofertas segmentadas de acordo com o perfil do cliente. Apesar dessas vantagens oferecidas, alguns clientes resistem à identificação por não perceberem os benefícios ou por encontrarem obstáculos na jornada.
Nosso objetivo é aumentar o percentual de identificação das vendas do Clube Bistek, que atualmente representa 75% do faturamento da rede. Acreditamos que, ao melhorar a identificação do cliente, poderemos entender melhor o perfil dos nossos clientes e oferecer cada vez mais benefícios mais relevantes.
Necessidade: Estamos em busca de soluções inovadoras que facilitem a identificação dos membros do Clube Bistek no momento da compra, ou que tragam uma abordagem mais tecnológica e com menos atrito. As soluções devem ser intuitivas, fáceis de usar e não devem criar atritos na jornada do cliente. Além disso, é essencial que qualquer solução proposta seja integrada ao sistema da Zanthus e esteja em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Convidamos você e sua empresa a se juntar a nós nesta jornada de inovação para melhorar a experiência do cliente no Clube Bistek.
Prazo de inscrição: 31/05/2024
Palavras-chave: Identificação do cliente; Open Finance ; Loyalty; Programa de Fidelidade.
Benefícios de se conectar conosco
Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!
Metodologia de acompanhamento de projeto exclusiva
Geração de negócios com outras corporates e parceiros
Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios
Espaços incríveis de coworking, exclusivos para startups do programa
Eventos e workshops em várias áreas para apoiar seu negócio e, claro, muito networking
FAQ LinkLab
Programa pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, que tem por propósito conectar startups com corporates por meio de inovação aberta.
Quer conhecer os desafios de outras corporates? Clique aqui.