Sobre a corporate
O objetivo principal do NIDUS – Laboratório de Inovação Aberta do Governo do Estado de Santa Catarina é a busca por soluções inovadoras para os problemas reais dos cidadãos catarinenses. Inserindo-se no ecossistema de inovação, o Governo do Estado abre as portas para as startups e demais instituições interessadas em colaborar com o movimento de transformação dos serviços públicos. Com um trabalho incansável, o Governo do Estado quer tornar Santa Catarina o melhor lugar para se viver, visitar, trabalhar e empreender.
O Governo de Santa Catarina, por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.
Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!
Inscrição
da startup/solução no LinkLab ACATE
Seleção
das startups aderentes aos desafios
Apresentação
da solução - Presencial ou remota
Alinhamento
do escopo do projeto
Conexão
com a corporate e novas oportunidades
Gestão Ágil Continuada para Software do Governo
O Sistema Administrativo de Gestão de Tecnologia e Comunicação do Governo do Estado de SC é descentralizado, ou seja, cada órgão possui uma estrutura de gestão, responsável pelo bom andamento das atividades relacionadas a TI. Historicamente, estas estruturas são pequenas e voltadas para a execução de tarefas relacionadas a infraestrutura. Já os grandes sistemas de informação do governo são desenvolvidos e/ou mantidos pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), ou empresas contratadas por meio de licitações. Visto que os contratos possuem prazos definidos, podendo mudar de responsabilidade a cada licitação, nem sempre a mesma empresa que desenvolveu inicialmente o sistema será responsável pela continuidade, manutenção e atualização do mesmo. Por isso, buscamos uma solução para centralizar, documentar e padronizar, favorecendo a continuidade dos sistemas independente do responsável.
Objetivo: Aplicar a solução com os principais sistemas de informação do Governo.
Áreas relacionadas: DGPA DITI Secretarias de Estado
Identificação ágil e precisa do cidadão, servidor e veículos em unidades do Governo
Durante décadas, a identificação dos cidadãos, servidores e veículos nas unidades do Governo é efetuada por meios analógicos. São centenas de portarias espalhadas pelo território, identificando e controlando o acesso aos prédios públicos por meio de cadastros isolados e rotinas de checagem. Buscamos uma solução capaz de agilizar esse processo de identificação, aumentando a segurança nesses locais.
Objetivo: Monitorar os pontos de acesso da Cada d'Agronômica e no Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina.
Áreas relacionadas: DITI CIASC Secretarias de Estado
Personalização da experiência do cidadão na oferta de serviços digitais
Ofertar serviços digitais de forma personalizada aos cidadãos é um desafio dos governos que se mostra tão importante quanto o aumento da disponibilização dos mesmos. Na busca pela satisfação do cidadão, é necessário que os governos utilizem o conhecimento acumulado sobre ele para entender quais serviços devem ser destacados no momento em que o cidadão busca atendimento. Por exemplo, um cidadão com um filho na idade escolar, tem mais chance de estar buscando informações sobre matrícula em uma instituição de ensino do que um cidadão sem filhos. Dessa forma, buscamos personalizar a oferta de serviços de acordo com o perfil do indivíduo.
Objetivo: Personalizar o portal de serviços digitais de acordo com o perfil de cada cidadão.
Áreas relacionadas: DITI CIASC Secretarias de Estado
Coletar a opinião dos cidadãos em relação aos serviços públicos utilizados
Avaliar políticas públicas e serviços públicos sempre foi um desafio para os governos. Técnicas de avaliação por meio de entrevistas presenciais ou por questionários enviados a residência dos usuários não se mostraram capazes de fornecer aos gestores e aos demais interessados subsídios suficientes e em tempo adequado para contribuir para a melhora dos serviços, como a solicitação da CNH digital ou uma consulta médica. Por isso, buscamos formas de avaliar a experiência e a satisfação do cidadão no uso de serviços públicos, desde a sua solicitação (de forma digital ou não), até a utilização dos mesmos. Além disso, é necessário praticar um “diálogo” adequado com o cidadão, para que ele se sinta ouvido e pertencente ao processo de melhoria dos serviços.
Objetivo: Avaliar integralmente todas as interações digitais e parcialmente as interações presenciais entre o usuário e o serviço.
Áreas relacionadas: DITI CIASC Secretarias de Estado
O que você ganha
Inserção no ecossistema da ACATE, um dos mais inovadores do Brasil!
Metodologia de acompanhamento de projeto exclusiva
Geração de negócios com outras corporates e parceiros
Acesso a dezenas de benefícios da ACATE, perks e convênios
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Eventos e workshops em várias áreas para apoiar seu negócio e, claro, muito networking
Site LinkLab
linklab@acate.com.br
Criado por LinkLab ACATE
Programa pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, que tem por propósito conectar startups com corporates por meio de inovação aberta.
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