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O objetivo principal do NIDUS – Laboratório de Inovação Aberta do Governo do Estado de Santa Catarina é a busca por soluções inovadoras para os problemas reais dos cidadãos catarinenses. Inserindo-se no ecossistema de inovação, o Governo do Estado abre as portas para as startups e demais instituições interessadas em colaborar com o movimento de transformação dos serviços públicos. Com um trabalho incansável, o Governo do Estado quer tornar Santa Catarina o melhor lugar para se viver, visitar, trabalhar e empreender.

O Governo de Santa Catarina, por meio do LinkLab - programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.

Como funciona

Você conhece nessa página os desafios e oportunidades que estão abertos, confere quais fazem sentido para o negócio da sua empresa, e então inscreve a sua startup para resolvê-lo!

inscricao

Inscrição

da startup/solução no LinkLab ACATE

selecao

Seleção

das startups aderentes aos desafios

apresentacao

Apresentação

da solução - Presencial ou remota

alinhamento

Alinhamento

do escopo do projeto

conexao

Conexão

com a corporate e novas oportunidades

Desafios abertos

desafio 1

Gestão Ágil Continuada para Software do Governo

O Sistema Administrativo de Gestão de Tecnologia e Comunicação do Governo do Estado de SC é descentralizado, ou seja, cada órgão possui uma estrutura de gestão, responsável pelo bom andamento das atividades relacionadas a TI. Historicamente, estas estruturas são pequenas e voltadas para a execução de tarefas relacionadas a infraestrutura. Já os grandes sistemas de informação do governo são desenvolvidos e/ou mantidos pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), ou empresas contratadas por meio de licitações. Visto que os contratos possuem prazos definidos, podendo mudar de responsabilidade a cada licitação, nem sempre a mesma empresa que desenvolveu inicialmente o sistema será responsável pela continuidade, manutenção e atualização do mesmo. Por isso, buscamos uma solução para centralizar, documentar e padronizar, favorecendo a continuidade dos sistemas independente do responsável.


Objetivo: Aplicar a solução com os principais sistemas de informação do Governo.



Áreas relacionadas:  DGPA  DITI  Secretarias de Estado  


desafio 2

Identificação ágil e precisa do cidadão, servidor e veículos em unidades do Governo

Durante décadas, a identificação dos cidadãos, servidores e veículos nas unidades do Governo é efetuada por meios analógicos. São centenas de portarias espalhadas pelo território, identificando e controlando o acesso aos prédios públicos por meio de cadastros isolados e rotinas de checagem. Buscamos uma solução capaz de agilizar esse processo de identificação, aumentando a segurança nesses locais.


Objetivo: Monitorar os pontos de acesso da Cada d'Agronômica e no Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina.



Áreas relacionadas:  DITI  CIASC  Secretarias de Estado


desafio 3

Personalização da experiência do cidadão na oferta de serviços digitais

Ofertar serviços digitais de forma personalizada aos cidadãos é um desafio dos governos que se mostra tão importante quanto o aumento da disponibilização dos mesmos. Na busca pela satisfação do cidadão, é necessário que os governos utilizem o conhecimento acumulado sobre ele para entender quais serviços devem ser destacados no momento em que o cidadão busca atendimento. Por exemplo, um cidadão com um filho na idade escolar, tem mais chance de estar buscando informações sobre matrícula em uma instituição de ensino do que um cidadão sem filhos. Dessa forma, buscamos personalizar a oferta de serviços de acordo com o perfil do indivíduo.


Objetivo: Personalizar o portal de serviços digitais de acordo com o perfil de cada cidadão.



Áreas relacionadas: DITI  CIASC  Secretarias de Estado


desafio 4

Coletar a opinião dos cidadãos em relação aos serviços públicos utilizados

Avaliar políticas públicas e serviços públicos sempre foi um desafio para os governos. Técnicas de avaliação por meio de entrevistas presenciais ou por questionários enviados a residência dos usuários não se mostraram capazes de fornecer aos gestores e aos demais interessados subsídios suficientes e em tempo adequado para contribuir para a melhora dos serviços, como a solicitação da CNH digital ou uma consulta médica. Por isso, buscamos formas de avaliar a experiência e a satisfação do cidadão no uso de serviços públicos, desde a sua solicitação (de forma digital ou não), até a utilização dos mesmos. Além disso, é necessário praticar um “diálogo” adequado com o cidadão, para que ele se sinta ouvido e pertencente ao processo de melhoria dos serviços.


Objetivo: Avaliar integralmente todas as interações digitais e parcialmente as interações presenciais entre o usuário e o serviço.



Áreas relacionadas: DITI  CIASC  Secretarias de Estado

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